Livro Novos Renascimentos: Avanços Tecnológicos Exponenciais
Como as novas tecnologias são criadas a partir das anteriores, tornando-se mais eficazes e rápidas? Com os avanços tecnológicos acelerados, os hackers de tendência buscam disrupções constantemente, e inovações disruptivas passarão a desafiar os modelos estabelecidos com maior profundidade e frequência. Sabemos que é preciso mudar, mas como e o que exatamente? Esse é o tema do primeiro capítulo do livro Novos Renascimentos!
A mais conhecida lei para determinar o avanço de nossas tecnologias computacionais é a chamada Lei de Moore. Infelizmente, ele nos deixou essa semana. Ela diz que o número de transistores em um chip (circuito integrado) dobra a cada dezoito meses ou dois anos. Já se passaram 50 anos desde que a lei foi proposta e até o momento a quantidade de transistores já dobrou aproximadamente 25 vezes. Isso dá mais ou menos 33 milhões de vezes o número de transistores dos primeiros chips. Mais recentemente, Raymond Kurzweil propôs uma nova lei que generaliza a Lei de Moore. É a chamada Law of Accelerating Returns (LAR).
O avanço tecnológico exponencial cria a possibilidade de Disrupção a todo momento. Isso em um ritmo cada vez mais acelerado. Novos modelos se apoiam nesse avanço tecnológico acelerado. Devido aos avanços tecnológicos exponenciais, a busca pela disrupção de modelos estabelecidos passará a ser mais intensa, acelerada, recursiva inclusive. Quando encontramos uma possibilidade de disrupção em um modelo estabelecido, já passamos a “hackeá-lo” imediatamente, tentando romper até mesmo com os novos modelos que estamos enxergando.
A maioria das pessoas deseja novas ferramentas que facilitem a sua vida. Entretanto, disrupções fractais aceleradas criam novas gerações de produtos para o mercado antes que o retorno do investimento feito nas gerações anteriores tenha acontecido.
Clique aqui para conhecer o livro Novos Renascimentos!!