Livro Novos Renascimentos: Mundo Físico, Visível: Que Futuro Esperar??

Robôs gigantes, mobilidade urbana por levitação magnética, tráfego controlado por inteligência artificial, metaversos que permitem interação com o físico, energias renováveis, etc. O que podemos esperar dos avanços tecnológicos no mundo físico?

A demanda por energia segue aumentando de forma exponencial. Para criar maior oferta, uma diversidade enorme de fontes de energia está sendo impulsionada em todo o planeta: (i) marés e ondas; (ii) solar; (iii) geotérmica; (iv) biomassa (bioeletricidade); (v) eólica; (vi) Hidrogênio; (vii) hidroelétrica; (ix) nuclear; (x) água salgada (energia salobra); (xi) fotossíntese artificial; (xi) biocombustíveis.

A solução definitiva aparentemente é a Fusão Nuclear. Michio Kaku estima que a fusão nuclear deve ser uma carta na mesa a partir da metade desse século (2050 em diante).

Os avanços em Novos Materiais estão a todo vapor. Todos já ouvimos falar de Grafeno, que é uma forma cristalina do Carbono em folhas planas, e dos Nanotubos de Carbono, que são estruturas cilíndricas nanométricas (alguns bilionésimos de metro) extremamente resistentes. Em ambas as estruturas os átomos de Carbono formam hexágonos (treliças) muito estáveis e condutoras de calor e energia elétrica. São materiais quase transparentes e muito leves.

Drexler fala há muito de tempo de abordagens bottom-up, onde os engenhos de criação manipulariam a matéria átomo a átomo ou molécula a molécula de nanomateriais. Trata-se de um método controlado de Auto-Montagem (self-assembly) através de processos físico-químicos. As estruturas moleculares resultantes se autocombinam para emergir os padrões desejados.

Novos materiais permitem o desenvolvimento de Novas Interfaces homem/máquina. São tantos os exemplos que fica até difícil elencar aqui. Mas, dentre os principais desenvolvimentos têm-se: (i) interfaces hápticas; (ii) interface cérebro computador; (iii) holografia; (iv) lentes de contato; (v) detectores de movimento; (vi) dispositivos vestíveis; (vii) escaneamento cerebral; (viii) telecinese e telepatia sintética; (ix) joysticks; (x) interface óptica (optogenética).

O futuro do mundo físico, visível é o tema do segundo capítulo do meu livro Novos Renascimentos.