Novos Renascimentos

Em Novos Renascimentos, o cientista, professor, programador e arquiteto de tecnologias da informação, Antônio Marcos Alberti, analisa os impactos da convergência tecnológica e suas disrupções na transformação da sociedade. O objetivo é entender como a evolução tecnológica acelerada afeta os indivíduos, famílias, organizações, cidades, nações e humanidade, explorando quais são os desafios que as novas tecnologias trazem para os modelos estabelecidos. Os impactos da convergência de mais de uma centena de tecnologias são analisados, fazendo um diagnóstico amplo e profundo das transformações digitais, sociais, culturais, sistêmicas, criativas e colaborativas que já estamos vivenciando.

Este verdadeiro guia para o futuro fornece uma visão convergente, provocativa e emocionante do que nos espera. Ela cobre os impactos das tecnologias emergentes do mundo físico nas áreas de energia, matéria, biologia, computação e tecnologias de informação e comunicações, incluindo IoT, 5G, 6G e Internet; a relação entre o físico e o virtual com gêmeos digitais e a programabilidade do físico; o mundo virtual, incluindo os Metaversos; a Internet do futuro; as tecnologias de consenso, imutabilidade e monetização digital; e a inteligência artificial. Dentre os impactos da abundância tecnológica, discute o futuro do trabalho e do dinheiro, novas economias e organizações, trabalho em rede, minimalismo e hack life, imersão total, gameficação, medicina regenerativa e transhumanismo, autoconsciência, aprimoramento humano e cocriação com máquinas.

Planejado para ser compreendido por não técnicos, explora possíveis caminhos para mudar o mundo ao empregar a integração de tecnologias, modelos, métodos e mentalidades disruptivas, oferecendo um repensar mais profundo de como as disrupções criadas pelo uso de novas ferramentas irão modificar nossas realidades virtuais, físicas e híbridas, oportunizando resolver alguns problemas que há muito tempo nos assolam. A partir da integração de ciência, tecnologia, arte e filosofia, ele oferece cenários de futuros de valores éticos, livres, pacíficos, justos, bem como um pensar sobre como e por que romper com o estabelecido, para que novos modelos e mentalidades emerjam democraticamente e nos deem a oportunidade de mudar de fato, tirando proveito de nossas invenções para sermos mais humanos. Trata-se, portanto, de uma obra multidisciplinar, voltada para todos os públicos.

Partindo da ciência e considerando as tecnologias mais avançadas da atualidade, bem como tendências para as próximas décadas, este livro contribui com aspectos técnicos e filosóficos relacionados à transição para novos modelos e mentalidades, tanto no que tange ao cenário tecnológico, quanto no ambiente humano, com impactos na vida das pessoas, trabalho, organizações, meio ambiente e humanidade.