6G🌀4C – 6G para Cidades Criativas, Colaborativas e para o Bem Comum 2023

Sabemos que o 6G oferecerá uma gama de novas possibilidades tecnológicas que já estão claras quais são: gêmeos digitais, inteligência artificial, programabilidade do físico, metaverso, assistentes virtuais, avatares, superfícies inteligentes, conectividade extrema, redes 3D, zonas seguras invisíveis, novas moedas, match making, metaverso, gamificação, data visualization.

O evento foi cocriado com Lala Deheinzelin para que os interessados na combinação de tecnologia + cidades + futuros desejáveis pudessem refletir sobre a importância da integração do lado humano com a tecnologia para criar futuros de valor. Ou seja, como podemos usar a abundância tecnológica para alavancar cogestão e novas economias? Como novas moedas, matchmaking, metaverso, gamificação, IA, visualização de dados, programabilidade do físico podem alavancar a sociedade do futuro baseada em 5G e 6G? O que já podemos fazer agora? O que poderemos fazer em 2032?

  • Como podemos usar a abundância tecnológica para alavancar cogestão e novas economias?

  • Como tudo isso pode oportunizar a mudança e criar futuros de valor a partir de nossas cidades?

  • Como podemos usar a abundância tecnológica para alavancar novas economias e humanos?

  • Como podemos criar plataformas tecnológicas com as tecnologias atuais já?

  • Como podemos aprimorá-las quando tivermos o 6G?

Lala Deheinzelin é uma mobilizadora sociocultural e consultora em economia criativa brasileira, popularmente conhecida por seu trabalho como atriz, apresentadora e produtora cultural nas décadas de 1980 e 1990. Coordenadora do movimento Crie Futuros, em 2012 editou com este o livro Desejável Mundo Novo. Em 2008 Lala fundou o Movimento Crie Futuros, uma das poucas técnicas de estudos de futuro centrados em perspectivas socioculturais, que foi apresentado como case de inovação em reuniões voltadas à investigação do futuro, nos Estados Unidos, México, Espanha, China, Japão, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina. O Movimento esteve em oito países de 2008 a 2009 e resultou em uma série de atividades nos anos seguintes, uma delas foi o lançamento em 2012 do Desejável Novo Mundo (português/ inglês e coreano), livro em que a Lala fala sobre a vida em 2042, na Rio + 20.

Alexandre Calil é sócio-fundador do UniversiLab – Laboratório de Inovação Tecnológica | Mestre em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade(FSP/USP)| Bacharel em Linguística (USP), História(USP) e Tecnologia(FATEC)| Membro do USP Cidades Globais.