PROGRAMA PONTUANDO #104: Território Inovador – Consciência Política e Impacto Cultural

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornou relevante o papel da Inovação Tecnológica na organização do território, conforme cita José Roberto Abramo em VaiAli.com. Essa evolução proporcionou incremento e novas dinâmicas de produção que impactaram a sociedade, além de exigir a proposição de novas políticas públicas.

Abramo cita ainda que o desenvolvimento tecnológico em um território não depende apenas da ação empreendedora de seus agentes socioeconômicos, mas também das condições preexistentes nos territórios onde atuam. Naquela época, políticas públicas eram pensadas para aproveitar a tendência que existia no território e melhorar a vida das pessoas, baseadas nas potencialidades locais.

Os impactos das tecnologias emergentes do mundo físico nas áreas de energia, matéria, biologia, computação e tecnologias de informação e comunicações, incluindo IoT, 5G, 6G e Internet; Metaversos; e monetização digital; e a inteligência artificial, são profundos e irreversíveis. Dentre os impactos da abundância tecnológica, discutiram-se o futuro do trabalho e do dinheiro, novas economias e organizações, trabalho em rede, minimalismo e hack life (hackeando a vida como um todo), imersão total, gamificação (consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica), medicina regenerativa e transhumanismo, autoconsciência, aprimoramento humano e cocriação com máquinas.

Em “Novos Renascimentos”, o cientista, professor, programador e arquiteto de tecnologias da informação, Antônio Marcos Alberti, analisa os impactos da convergência tecnológica e suas disrupções na transformação da sociedade. O objetivo foi entender como a evolução tecnológica acelerada afeta os indivíduos, famílias, organizações, cidades, nações e humanidade, explorando os desafios que as novas tecnologias traziam para os modelos estabelecidos. Os impactos da convergência de mais de uma centena de tecnologias foram analisados, fazendo um diagnóstico amplo e profundo das transformações digitais, sociais, culturais, sistêmicas, criativas e colaborativas que já estávamos vivenciando.

Partindo da ciência e considerando as tecnologias mais avançadas da atualidade, bem como tendências para as próximas décadas, o livro “Novos Renascimentos” contribuiu com aspectos técnicos e filosóficos relacionados à transição para novos modelos e mentalidades, tanto no que tange ao cenário tecnológico, quanto no ambiente humano, com impactos na vida das pessoas, trabalho, organizações, meio ambiente e humanidade.

Esses e muitos outros assuntos foram explorados nesse bate papo super bacana com José Roberto Abramo, Wanessa Bittar e Carlos Pernisa Júnior. Aproveite!!